MEP Eventos e Turismo

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PASTOREIO VOISIN

VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE PASTOREIO VOISIN
23 a 25 de Agosto de 2017 - Centro Cultural e de Exposições de Maceió-AL http://www.voisinmaceio2017.com.br/

Mensagem aos participantes

Dentre os novos paradigmas da produção econômica mundial, está a necessidade de se produzir mais, em menores áreas e sem dano ambiental. Para o setor pecuário, o desafio é evoluir das práticas convencionais para uma agricultura de baixa emissão de carbono, sem deixar de proporcionar renda aos pecuaristas e alimentos de qualidade para a população.

Entre os diversos compromissos ambientais assumidos pelo Brasil perante o recente Acordo de Paris (COP21) , e que impactam diretamente a pecuária, estão a fixação biológica de nitrogênio, a integração pecuária-floresta e a recuperação de pastagens degradadas.

Alinhados com estes temas, a FAEAL e o SENAR AL vêm desenvolvendo, desde o final de 2013, o Programa Mais Pasto, que já atendeu mais de 100 criadores alagoanos e está no processo de formação de sua 6ª Turma. O Programa tem como objetivo geral a qualificação da produção pecuária do Estado de Alagoas, através da difusão de conhecimentos sobre utilização racional da pastagem e gestão da propriedade rural.

A adoção do sistema rotativo de manejo de pastagens é uma das formas consagradas para a recuperação de pastos degradados pelo uso extensivo, justamente um dos compromissos brasileiros na COP21. Os pecuaristas têm interesse crescente na aplicação da rotação dos pastos, buscando dois objetivos simultâneos: primeiro, acabar com o ciclo de degradação de pastagens; segundo, aumentar a quantidade de animais passíveis de ser criados na propriedade, multiplicando a produção.

A ciência da rotação de pastagens foi definida há mais de 60 anos pelo cientista e pecuarista francês André Voisin, e vem sendo adaptada às condições do Brasil desde mais ou menos a mesma época. Em sua homenagem, denomina-se Pastoreio Voisin a técnica agroecológica de rotação de pastos.

Com o crescimento de sua utilização, em todo o mundo, foi idealizada uma reunião periódica para troca de informações entre criadores, técnicos e estudantes, nascendo assim o Encontro Internacional do Pastoreio Voisin, que teve sua primeira edição em 1991 e se revezou desde então entre diversos países da América do Sul. Em 2016, foi tomada a decisão de dar periodicidade anual a este evento, após a edição realizada em abril, na cidade de Corrientes, na Argentina, que contou com mais de 300 participantes e foi promovida pela Associação de Criadores de Búfalos daquele país.

Nesse Encontro, estavam alguns pecuaristas e técnicos alagoanos, que ofereceram Maceió como sede do VII Encontro, em função dos resultados práticos obtidos pelo Programa Mais Pasto e pelo interesse despertado pelo manejo de pastagens entre os criadores nordestinos.

Procurados pelos criadores, tanto a FAEAL quanto o SENAR/AL encararam como consequência natural do trabalho de difusão de tecnologia promovido pelas entidades, aceitar a organização do VII Encontro Internacional do Pastoreio Voisin, que também fará parte do calendário comemorativo dos 200 anos de emancipação política do Estado de Alagoas.

Histórico do Evento:

 

Foram realizados 6 encontros até hoje:
1991 – Santa Fé – Argentina
1994 – Punta Del Este – Uruguai
1997 – Ponta Porã – Brasil, divisa com Paraguai
2000 – Rio de Janeiro
2003 – Bagé – Brasil, divisa com Uruguai
2016 – Corrientes – Argentina

82 32318238 / 82 32311335
mep@mepeventos.com.br

Avenida Professor Sandoval Arroxelas 766
Sala 202 1º Andar - Ponta Verde
Maceió - Alagoas - CEP: 57035-230

Veja nossa localização no mapa

Quer Realizar o seu evento?

Entre em contato conosco e solicite uma visita para mais detalhes. Fale Conosco